quinta-feira, outubro 23, 2008

Pensamentos em voz alta

Como este blog não é só para pôr fotos, mas também para pensar em voz alta um pouco sobre tudo, tenho de deixar-vos mais esta reflexão sobre o que se tem passado nos últimos meses em Portugal. Temos assistido a muita coisa. A raça tem feito aparecer muitos novos criadores, a quem damos boas-vindas a este mundo, mas também algumas preocupações, que quero sublinhar aqui.

Sempre nos sentimos em consonância com uma filosofia: proteger, divulgar e, se possível, trabalhar no sentido de melhorar a raça. Penso que, mesmo com um ou outro erro cometido - porque todos os cometem -, continuamos fiéis a essas ideias.

E é por isso que deixo este alerta a quem o quiser ouvir. O criador e o comprador/novo criador têm responsabilidades das quais não se podem demarcar. O criador que vende tem de saber o que vende, tem de investir tempo, paciência e trabalho na sua própria instrução. Não chega juntar macho e fêmea, e perder horas de sono com os gatinhos bebés. E, não menos importante, tem de perguntar qual a finalidade do gato que está a deixar sair do seu gatil.

Um gato de companhia não é necessariamente um bom gato de criação. O comprador deve alertar o criador sobre os seus planos, sejam eles deliciar-se com uma nova companhia ou entrar no mundo da criação de bosques da noruega. Tem esse dever. Se criar com um gato de companhia, está a prestar um mau serviço à raça e aos seus futuros clientes.

Sabemos que há muitos criadores, alguns até com alguns anos já a criar, que não conseguem identificar cores, padrões e desconhecem, por completo, o standard da raça. Acho que apesar de não ser muito ético falar disto, seria ainda menos ético se víssemos o que se está a passar e não tentássemos contribuir de alguma forma para o mudar das coisas. Este texto vale o que vale, para quem o quiser ler.

Não basta estar registado num clube, ter afixo ou já ter experimentado muitas ninhadas. A responsabilidade não se esgota com o que se passa no nosso gatil.

(by Luís)

Sem comentários:

Shadow Eyes Fan Box

Shadow Eyes on Facebook

Shadow Eyes Photo Gallery

Seguidores