quarta-feira, abril 07, 2010

A surdez no gato branco

Um gato branco está mais propenso à surdez do que um gato de outra cor. Seja de que raça for.

Apenas um teste pode comprovar que um gato branco (ou qualquer outro) não é surdo. Chama-se teste BAER, mede a audição bidireccional e, infelizmente, não é feito em Portugal.

O teste BAER é realizado em muitos países da Europa, desde a Escandinávia, à Holanda, Alemanha, França, Suíça, geralmente em universidades ou hospital veterinários.

Em Portugal, apenas existem dois gatos com teste BAER feitos, um deles é o Rock. Foi feito a nosso pedido numa universidade dinamarquesa.

Criar com um gato branco é assunto de grande responsabilidade. Gatinhos descendentes de um gato surdo ou quase surdo são muitas vezes surdos. Gatinhos descendentes de pais que ouvem, mas que tiveram irmãos surdos na ninhada, podem ser também surdos.

Por tudo isto, a audição não pode ser medida pelo simples estalar dos dedos de um veterinário, cheio de boa vontade para passar atestados.

Um gatinho surdo pode, de facto, ter uma vida perfeitamente normal, simplesmente porque estes apuram outros sentidos e são muito inteligentes. No entanto, é da responsabilidade de um criador parar com a linha que reproduz essa deficiência e recusar-se a comprar e criar com gatos sem teste de BAER.

(by Luís)

5 comentários:

Sol Snchs disse...

Olá Luís, meu nome é Soraya (São Paulo/Brasil). Li e achei muito interessante o que você escreveu. Tenho um gatinho como o Rock, todo branco, mas o meu tem olhos azuis, ele também é surdo e é muito inteligente, dócil e vive bem com isso. Ele sumiu no último dia 21 e só o encontrei ontem. Fiquei muito preocupada, pois pelo fato da defiência crio ele apenas dentro de casa, pois é muito perigoso ser atropelado e até maltratado... Foi muito difícil encontrá-lo, mas pelo fato de ele não ouvir, achei que não conseguiria. Mas graças a Deus ele está bem agora. Na verdade eu gostaria de saber se você tem algumas dicas a me dar de como educar, pois é muito difícil pra mim nessas condições...

Obrigada, Soraya

Ah, o Rock é lindo!!!

Ana Morais Soares disse...

Olá Soraya,

Nós não temos nenhum gato surdo, por isso não sabemos bem como responder a essa pergunta. O que já li e ouvi é que eles se adaptam desenvolvendo outros sentidos como o olfacto. Penso que há vários criadores portugueses que já tiveram gatinhos surdos, por isso aconselho-a a procurar junto dos mesmos mais informação. Lamento não poder ajudá-la mais.

Cumprimentos,

Luís

Anónimo disse...

O meu nome é Andreia. Há cerca de dois anos deram-me uma gata branca com uma pequena mancha tigrada na cabeça. Alegavam ser uma pequena Bosque da Noruega que nao era possivel disciplinar. Ora! Que doçura de animal! Acolhi-a não acreditando. Duas semanas depois aprendeu a usar a caixa de areia. Incredulos os antigos donos queriam-na de volta, o que recusei. Acabei por ficar c ela. Tem muitas das caracteristicas, que me levam a crer ser raça pura. Com o tempo aquela mancha negra desapareceu e começou a bater contra as paredes. Pesquisei e reparei tratar-se de surdez. Caso engraçado foi a soluçao por ela mesmo encontrada: mia mais alto. Quando está sozinha, chama para a irmos buscar. Complementa a dificuldade ao cheirar tudo o que encontra. Não há visita nenhuma que nao seja integralmente inspeccionada!
Gostaria de deixar uma duvida: nao existe qualquer documentaçao dela, nem da loja onde foi adquirida. Como posso confirmar tratar-se desta raça? Tem longos pelos nas orelhas, tufos entre os dedos, olhos verdes, o mesmo tipo de temperamento e de aspecto. So que chegando o verao, perde parte daquele pelo e fica so a cauda bem espessa. Sera deste raça? Aguardando esclarecimento para: arl_gilgit@hotmail.com

Anónimo disse...

Chamo-me Rita. Há um ano o meu pai trouxe para casa uma gata bebe que estava prestes a ser atropelada. Era completamente branca e com olhos amarelos, estava cheia de pulgas e com uma inflamação nos olhos. Com o passar dos dias começamos a desconfiar que ela era surda e levamo-la ao veterinario que nos disse que a situação era normal por ela ser branca. Ficou varios meses em casa porque tinhamos receio que fosse atropelada.
Agora anda livremente na rua (que é bastante calma) durante o dia e vem para casa quando quer ou quando fazemos o gesto para ela vir. Basicamente, ela entende alguma linguagem gestual que lhe tentamos ensinar.
Como foi dito pela andreia tambem mia muito alto e quando nos perde de vista de repende começa a miar para irmos ter com ela.
Contudo, é muito bricalhona e inteligente.

Anónimo disse...

eu tenho uma gatinha assim mas de olhos azuis eu tbm penso qu ela seja surda pois nao reage a nenhum tipo de barulho mas estou bastante preocupada pois fugiu no passado dia 13 ainda nao a encontrei .estou ainda mais preocupada por ela ser muito docil e calma tnho medo que seja atropelada

Shadow Eyes Fan Box

Shadow Eyes on Facebook

Shadow Eyes Photo Gallery

Seguidores