terça-feira, abril 15, 2008

Os dias maus

É-se criador nos dias bons e nos dias maus. Nos dias bons, gostamos de partilhar a nossa alegria com todos os que nos visitam, fisica e virtualmente. Nos dias maus, queremos que se lembrem connosco que a vida nunca é ou será perfeita. Ajuda-nos também a ultrapassar o momento.

Hoje, é um dia mau. Perdemos um dos nossos bebés, a Etosha. A caminho da sua terceira visita ao veterinário em quatro dias, ela respirou pela última vez na minha mão esquerda, encostada ao meu peito, enquanto conduzia só com a outra. Chegou lá sem vida, como temia. Tentei reanimá-la, massajando-lhe o coração, enquando acelerava, mas acho que já apenas em desespero.

A Etosha ficou com diarreia no fim da última semana e perdeu 10 gramas. Levei-a ao vet na sexta-feira e ele medicou a mãe, que andava com fezes menos sólidas e pensou vir daí a causa. Continuou a perder peso. De sábado para domingo fomos outra vez à clínica porque continuava com os mesmos sintomas. Foi finalmente medicada, mas um dos antibióticos demorava 48 horas a fazer efeito. O que aconteceu hoje. Ela já não tinha diarreia, mas estava demasiado fraca para resistir. Tenho a certeza de que se isto tivesse acontecido daqui por duas semanas ou se tivesse sido logo medicada muito provavelmente ainda estaria connosco. Mas diarreia com uma semana de vida é muito complicada de gerir. A causa? Um parasita, um mau estômago, o leite da mãe, pode ser tanta coisa... Ninguém sabe. O que é certo é que os antibióticos não fizeram efeito a tempo.

Não tivemos tempo para falar nisso, mas caso ela recuperasse muito provavelmente ficaria connosco. Estávamos já muito ligados a ela e seria difícil vê-la sair. Foram muitas as horas de sono, as preocupações, os telefonemas para os veterinários, o soro e o leite por seringa, o acordar de noite para ver se ela estava quente ou não. As pessoas que compram um gato não conhecem este lado escondido de um criador. Sabemos que o que aconteceu acontece a todos os criadores uma vez na vida, que temos de estar preparados para estas eventualidades, mas para nós é um dia muito triste.

Esperamos que todos os que aguardam por novas fotos dos gatinhos compreendam que não têm sido dias fáceis. Assim que tivermos cabeça e tempo actualizaremos site e blog.

Até sempre, Etosha!

(by Luís)

Sem comentários:

Shadow Eyes Fan Box

Shadow Eyes on Facebook

Shadow Eyes Photo Gallery

Seguidores