sábado, novembro 22, 2008

Uma Gioconda feliz/A happy Gioconda


Quando começámos este projecto, há três anos, o nosso objectivo era precisamente o mesmo que temos hoje: aproveitar a companhia de uma raça fantástica, divulgá-la e permitir que outros pudessem ter um felino meigo e representativo do que é um bosque. Não era um caminho linear e rápido, sabíamos que teríamos muitos avanços e recuos, e que, por vezes, teríamos tomar decisões a que um não-criador não estaria sujeito.

Foi isto que se passou com a Gioconda. Apesar de muito meiga com as pessoas e os miúdos, ela não se desenvolveu como nós esperávamos. Ficou pequena, demasiado pequena até para a saúde caso continuasse a criar. O primeiro e único parto da Gijas foi dos mais complicados que tivemos, porque os bebés eram demasiado grandes para ela. Apesar de termos conseguido salvar três, não se pode dizer que tenha sido um sucesso. Algumas semanas depois, tivemos de a separar dos seus gatinhos, e assumir nós a sua alimentação a biberão. Depois do parto, ela começou a desenvolver uma atitude mais agressiva para as outras fêmeas.

Tomámos duas decisões. A primeira foi não criar com ela, a segunda entregá-la a alguém que não tivesse mais gatos em casa, de forma a que ela pudesse sem rainha do seu espaço. Depois de alguns meses encontrámos essa pessoa numa amiga de alguém que já tem dois gatos nossos. Pesando tudo, acho que foi uma decisão correcta. Sei que hoje é mais feliz do que seria aqui. Isso para mim é importante.

Short translation: Gioconda did not develloped as we expected. She stayed small and had some problems in having her babies, mainly because of that. After delivering the three rescued kittens, Gijas had more problems in the feeding process and become a little more agressive towards the other females. We have decided no to breed with her and find a nice place with no other cats where se could be the queen of the house. A few months later, we have found it and I'm sure cause she seems very happy.

(by Luís)

Sem comentários:

Shadow Eyes Fan Box

Shadow Eyes on Facebook

Shadow Eyes Photo Gallery

Seguidores