segunda-feira, julho 12, 2010

O preço justo

Querem saber o preço justo de um gatinho bosque da noruega?

É uma conta a médio/longo prazo. Calculem quantos anos a mãe do gatinho vai criar e multipliquem o número de gatinhos em média (diria 4, no máximo 5) pelo número de ninhadas que vai ter ao longo desses anos.

Ex: se uma gata criar ao longo de seis anos e só pode criar a partir do primeiro ano temos cinco anos de criação. Se forem cumpridas as regras ela só poderá ter três ninhadas no máximo em dois anos. Cinco anos dará sete, oito ninhadas. Multipliquem pelo valor que estão a pedir por cada gatinho. O total é a expectativa de rendimento.

Agora, peguem no valor que gastam com o pai durante o seu período fértil - comida diária, areia, testes  vacinas, consultas em veterinários, exposições - e juntem-lhe a mãe - comida diária, areia, vacinas, cestes, consultas em veterinários, exposições e também a possibilidade de ser necessária uma cesariana.

A isto acresce comida e areia diária para os gatinhos durante 8 semanas (nas quatro primeiras é a mãe que trata deles) e a possibilidade de ser necessário leite de suplemento por biberão. Se correr tudo bem, os gastos estão quase completos. Mas é possível que algo corra mal (uma constipação, uma diarreia...) e há consultas para pagar. Depois, faltam as vacinas (as duas doses), os microchips e as desparasitações.

Quem chegou ao final das contas com saldo positivo, pratica um valor justo pelos seus gatinhos. Os outros estão a perder dinheiro. Às vezes, muito dinheiro. Talvez seja por isso que continuem a baixar...

Sem comentários:

Shadow Eyes Fan Box

Shadow Eyes on Facebook

Shadow Eyes Photo Gallery

Seguidores