terça-feira, agosto 25, 2009

Esperamos gatinhos / We're expecting kittens

Esperamos uma nova ninhada no início do próximo mês de Setembro. Para mais informações contacte-nos por e-mail ou telefone, ou subscreva a nossa mailing list.

We are expecting a new litter in the first days of September. For further information please contact us by e-mail or phone, or subscribe our mailing.

(by Luís)

Ninhada J, 7 semanas / J Litter, 7th week


A ninhada J está a evoluir muito bem, como se pode ver pelas fotos. Estamos muito contentes com estes gatinhos, dos mais bonitos que já nasceram nesta casa e também dos mais atrevidos... e simpáticos. A Babooshka tem sido uma mãe incansável, não se cansando dos seus afazeres; eles gostam muito do contacto humano e não nos largam as pernas assim que entramos no quarto, requisitando sem burocracias o seu tempo de brincadeira.

The J Litter is develloping quite well, as everyone can see in the pictures. We are quite happy with these lovely kittens, one of the most beautiful litter we have had in this house, and also some of the more daring and... nice. Babooshka is being a wonderful mother, don't forgeting her duties for one minute; the kittens love human touch and they «attack» our legs when we enter in their room, asking to be pet.

(by Luís)

terça-feira, agosto 18, 2009

Só para lembrar...

Só para lembrar que já passaram doze dias desde que lancei o repto aos comentadores anónimos deste blog e a todos os interessados para um encontro em que seja realmente discutido o que importa: a raça bosque da noruega e tudo o que a envolve.

Até hoje não recebi qualquer contacto. E não pensem que não há coisas para discutir. Assim de repente lembro-me de umas quantas: o que pode ser feito mais em prol da raça; a venda de gatinhos em condições deploráveis e abaixo da idade permitida por lei em lojas de animais; a impunidade dos criadores quando cometem erros graves; a incapacidade dos clubes de felinicultura para proteger a raça; a venda sem pedigree; os preços reduzidos conforme a altura do ano, o estado de espírito ou as eleições no Quebec, levando a vulgarização de uma raça preciosa a exemplo do que aconteceu com os persas; a venda de gatos não puros como se fossem bosques; a desinformação dos criadores; a falta de habilitações dos criadores para decidirem sobre os gatinhos que vendem... São precisos mais temas?

Acho que há quem se reveja nisto e quem não se reveja. Eu, sinceramente, continuo a achar que sei menos do que aquilo que devo.

É só marcar dia, hora e local... Ou preferem continuar a pensar noutras coisas?

(by Luís)

domingo, agosto 16, 2009

10,5 kgs de Angkor Wat / 10,5 kgs of Angkor Wat


Fizemos uma visita há muito prometida ao Angkor Wat, que vive há quase dois anos com a Branca e a sua família na Portela de Sacavém, nos arredores de Lisboa. É escusado dizer que ficámos muito contentes por rever este gatinho, da nossa primeira ninhada, filho do Brynjolf e da Indra e irmão da Ash. Está impressionante e as fotos até lhe são um pouco injustas. Mas isso é um pouco de falta de jeito nossa.

O Angkor tem, com pouco mais de dois anos, cerca de 10,5 kgs. Continua o mesmo amigalhaço de sempre, adora festas e atenção. Poucos sabem mas ele e o Adad dormiam junto à cabeça da Ana durante a noite :-)

Para nós foi também engraçado porque pudemos confirmar o que há muito suspeitávamos: o Angkor é um gato vermelho sólido e não vermelho tabby, aliás o seu padrão é fantasma :-). Isso é possível quando ambos os pais possuem o gene respectivo, manifestem-no (Indra) ou não (Bryn) à superfície. As fotos mostram perfeitamente a sua cor, conseguem percebê-lo?

We visited Angkor Wat, who lives nowadays with Branca in Lisbon surroundings. He is a son of Brynjolf and Indra and brother of Ash. It's no necessary to say we were more than happy to see him. He is now two years old and has 10,5 kgs. He is still the same friendly guy, and loves to be pet. Just a few know but he and Adad used to sleep near Ana's head at night :-). It was also funny to us as we confirmed our initial suspects: Angkor is a red solid cat and not a red tabby, his pattern is like a ghost pattern :-). That is possible because both parents have the non-agouti gene, showing it (Indra) or not (Bryn). Pictures show exactly Angkor's color, can you see it?

P.S. As fotos das 6 semanas da Ninhada J devem ser publicadas nos próximos dias, assim que nos seja possível. Estão todos a crescer bastante bem :-)

P.S. J Litter sixth week photos will be published very soon, when we found the time. They are all growing very fast :-)

(by Luís)

O olhar felino de Föhr / Föhr's wild look


O Jorge enviou-nos há dias esta fotografia fantástica do Föhr, filho do Fontemouro e da Guyane. Acho que não são precisas mais palavras, a imagem fala por si.
Jorge has send us some days ago this beautiful picture of Föhr, son of Fontemouro and Guyane. I think no more words and needed. The photo speaks for itself.

(by Luís)

Irazú, uns belos cinco meses / Five beautiful months of Irazú

A Irazú vive na Maia com a Eunice e a sua nova família. Adaptou-se muito rapidamente, já escolheu o seu dono :-) e está muito feliz. Esta tartaruga lindíssima parece também já ter «escolhido» a sua cor definitiva, sendo hoje uma tartaruga preta tabby silver blotched com branco (nfo fs 09 22). Obrigado Eunice pela forma como acolheram esta rapariga.


Irazú lives today with Eunice and her new family. She adapted very fast, already picked her owner :-) and she is quiet happy. This beautiful tortie seems to have already «picked» her definitive colour, as she is now a black tortie tabby silver blotched with white (nfo fs 09 22). Thank you Eunice for all attention and care you gave to this girl.

(by Luís)

quinta-feira, agosto 06, 2009

Comentários aos comentários

Sabemos quem são, o que são e por que o são. Desde o início que acontece, e o que muda é geralmente o emissor, porque a mensagem, essa, é invariavelmente a mesma. Reforço aqui o que já disse em alguns comentários recebidos, se for preciso repetirei TUDO o que escrevemos neste blog desde o dia 1. E não foi pouco.

Queria só dizer acrescentar o seguinte: nunca viram em nenhum momento algo da minha parte que colocasse em causa o trabalho desenvolvido por colegas de aventura, viram sim críticas fortes (e que mantenho) à forma como alguns actuam, deixando eventuais acções para quem deve regulamentar a área, neste caso os vários clubes de felinicultura. Foi o que fizemos, o que fazemos e o que faremos. Ou seja, para que fique claro, apontámos sempre acções e nunca quem as pratica. Mas acho que isso é evidente para quem nos segue há já vários anos. E vamos continuar a identificar os males, acreditando que quem se ver retratado em tais posts mudará o seu comportamento. E isso fica ao seu critério.

O resto da mensagem que quero deixar é... Não são obrigados a gostar de nós, e nós não somos obrigados também a gostar de toda a gente que conhecemos. Felizmente, a nossa mensagem tem passado, acho que isso está à vista de toda a gente. Não andamos nisto para ganhar expos, não andamos nisto para ter mais gatos no estrangeiro que os demais, não andamos nisto para encher o mercado de bosques da noruega, ou sequer para seguir tendências ou alinhamentos militarizados. Não estamos aqui para copiar ninguém, não travamos batalhas pessoais. O que queremos, para quem chegou agora ou ainda não o percebeu, está aí desde o primeiro post. É só ler.

Não vamos pactuar com discussões inúteis e estéreis, em que não se procura o que realmente interessa. Nem vamos admitir acusações sem fundamento, não identificadas e que têm um propósito há muito claro para nós. Se quiserem continuar a escrever para o nosso caixote do lixo, força. Se quiserem falar sobre a raça, em público, unindo experiências com o sentido de ajudar a raça, marquem o dia, o local e a hora. Ninguém é obrigado a fazer o que nós fazemos, a seguir um caminho que é só nosso e de mais ninguém. Não estamos aqui para fazer amigos, porque não é esse o melhor passo para se proteger esta raça. Nem entendo que alguém possa ter dúvidas. De resto, se admitirem um conselho nosso, recordo-vos que uma ou duas pessoas não fazem uma multidão.

terça-feira, agosto 04, 2009

Avós orgulhosos / Proud Grandparents


Ainda não fazemos isto há tanto tempo assim. O que é o mesmo que querer dizer que continuamos apaixonados desde o primeiro dia. E que valorizamos todas as pequenas coisas, como as alegrias que os nossos gatos e os seus filhos nos dão.

A Finisterra, filha do Mouro e da Guyane, teve bebés no gatil Fini's Place (sim, o nome é dedicado a ela :-) ). Quatro machos, todos tabbies pretos, alguns com um pouco de branco. Também a Chinook, filha do Bryn e da Gioconda, já é mamã. Do cruzamento com o D'Artagnan, filho do Mouro e da Indra, nasceram cinco gatinhos, duas fêmeas e três machos.

A todos desejamos muita felicidade!

We are not doing this for that loooooong... That is, we are still in love as we were in the first day. We give a lot of importance to small stuff, like the happiness our cats and their offspring give us every day.

Finisterra, daughter of Fontemouro and Guyane, had four babies in Fini's Place cattery (yes, the cattery was named after her :-) ) . Four males, all black tabbies some with white. Also Chinook is a mum. And D'Artagnan, son of Fontemouro and Indra, a father. Five kittens were born, two females and three males.

To all we wish all the happiness they can have!

(by Luís)

Ninhada J, 4 semanas / J Litter, Week 4





Um pirata também dorme! / A pirate also sleeps!



Jack Sparrow! E uma estranha forma de dormir...

Jack Sparrow! And a strange way of sleeping...

DNA!!!!!


Aqui está uma foto mais recente da DNA, filha do Mouro e da Indra, e que vive agora no Corvo, nos Açores. Esta é uma das gatinhas mais bonitas que nasceram em nossa casa. Podem conhecer a sua história ao carregar nas etiquetas do lado direito deste blog.

Tornou-se uma gatinha espectacular. Em linguagem de criador, tem um corpo longo e forte, com as orelhas a acompanhar na perfeição o triângulo da cabeça, uma testa alta, um queixo forte, uma cauda bem composta e um bom pêlo. A expressão da Indra foi ainda mais reforçada pelo olhar selvagem do Mouro. Estamos orgulhosos, embora, mais uma vez, pouco tenhamos tido a ver com isso. :-)

This is one of the most recent photos of DNA, daughter of Fontemouro and Indra, who lives today in Corvo island, Azores. She is one of the most beautiful kittens born here. You can know more about her story clicking in her name at the right side of this blog. She is now a spectacular female. In breeder's language, she has a very long and strong body, with ears well set in the head's triangle, a high forehead, a wonderful chin, a well furnished tail and a nice coat. Indra's expression in her was very nicely enforced by Fontemouro's wild look. We are proud, but once again it was not our work :-).

(by Luís)

Shadow Eyes Fan Box

Shadow Eyes on Facebook

Shadow Eyes Photo Gallery

Seguidores