domingo, setembro 30, 2007

Resultados da Exposição de Lisboa/Lisbon Expo Results


A exposição realizou-se este fim-de-semana na FIL, Parque das Nações, em Lisboa. Levámos o Mouro nos dois dias, a Iwo Jima no sábado e a Irony no domingo. Aqui ficam os resultados:

--

Sábado/Saturday

Iwo Jima
Grupo 5, classe 6-10 meses/Group 5, 6-10 months
Exc. 1

Fontemouro
Grupo 3, classe 6-10 meses/Group 3, 6-10 months
Exc. 1

--

Domingo/Sunday

Irony
Grupo 5, classe 6-10 meses/Group 5, 6-10 months
Exc. 1 & MELHOR DA VARIEDADE / BEST IN VARIETY

Fontemouro
Grupo 3, classe 6-10 meses/Group 3, 6-10 months
Exc. 1 & NOMEADO PARA BEST IN SHOW / BIS NOMINATION

--

(by Luís)

terça-feira, setembro 25, 2007

Ninhada B - 4 semanas/4 weeks

Não tem sido uma semana com muito tempo disponível, por isso só agora mostramos as primeiras fotos das quatro semanas da ninhada B. Amanhã, haverá mais nas respectivas galerias, à sua direita, logo por baixo dos contactos. Esperamos também actualizar o site. As nossas desculpas pelo atraso.

It wasn't been a quiet week so we just have now the time to show the first photos of Litter B with four weeks. We will add tomorrow the rest of the photos to the babies individual gallery at your right, just below the contact information. We hope that also tomorrow the site will be updated. We appologize for the delay (and the fast english, too) :-).

(by Luís)

quarta-feira, setembro 19, 2007

Ninhada A - 10 semanas/10 weeks

Sinto-me orgulhoso ao mostrar-lhes as fotos dos bebés da Indra com 10 semanas. São cinco gatinhos de uma beleza ímpar e de excelente personalidade. Ficaria contente se todas as nossas ninhadas fossem assim. O Bryn e a mãe estão muito de parabéns.

I'm feeling proud while I'm showing you Indra's babies photos with 10 weeks. They are five beautiful kittens, with an excellent character. I would be happy if all our litters will be like this one. Bryn and the mother must be congratulated.

(by Luís)

segunda-feira, setembro 17, 2007

Baintha Brakk (3 semanas/3 weeks)


Mais fotos na galeria à sua direita (clique na foto)

More photos in the photogallery at your right (click the photo)

Bridei (3 semanas/3 weeks)


Mais fotos na galeria à sua direita (clique na foto)

More photos in the photogallery at your right (click the photo)

Barbarossa (3 semanas/3 weeks)


Mais fotos na galeria à sua direita (clique na foto)

More photos in the photogallery at your right (click the photo)

Babooshka (3 semanas/3 weeks)


Mais fotos na galeria à sua direita (clique na foto)

More photos in the photogallery at your right (click the photo)

Genética IX - As cores possíveis e as novas cores

Os Bosques da Noruega podem ser pretos, vermelhos, azuis, cremes e tartarugas. O silver (em tabbies) e o smoke (em sólidos) suavizam as cores e ajudam a encontrar tons diferentes nos gatos.

Durante muitos anos, a FIFe (Federação Internacional Felina) foi adiando o reconhecimento das vulgarmente chamadas X-Colors. Chocolate, lilás, canela e fawn não eram cores colocadas de parte, mas os especialistas queriam estudar melhor o aparecimento das mesmas. Em causa estava a pureza da raça, já que se desconfiava de que teriam tido origem num cruzamento ilegal com Orientais.

No dia 1 de Janeiro de 2005, durante uma Assembleia Geral realizada em Portugal, as X-Colors eram definitivamente divididas pelos nomes oficiais âmbar e light âmbar e oficialmente reconhecidas como cor. Consideradas geneticamente como um derivado do preto, acrescentaram-lhes um t ao código EMS: nfo nt.

Por me terem já questionado algumas vezes sobre o que é uma tartaruga, aqui fica a resposta. É uma FÊMEA que junta no seu fenótipo as cores preta e vermelha (ou azul e creme, se tiver diluição). Pode ter ou não ter branco. O nome deriva do diminutivo tortie (os alemães chamam torbie às tartarugas tabby), que é retirado de tortoiseshell (carapaça de tartaruga). Em francês chamam-lhes écaille de tortue (escama de tartaruga).

Genética VIII - a Surdez nos Gatos Brancos/Deafness in White Cats

É um campo muito sensível na criação de gatos e sem dados muito concretos ainda. Neste ponto específico, há várias teorias, tendo algumas sido colocadas em causa recentemente. Fazendo um resumo do que li apenas, porque não tive até aqui qualquer oportunidade de testar qualquer teoria, junto aqui algumas ideias.

Acredita-se que:

- os gatos brancos com olhos azuis têm mais probabilidades de ser surdos do que os de olhos cobre (laranja) ou díspares (um azul, outro laranja);
- os gatos brancos cuja causa foi o gene branco dominante (W) são mais facilmente surdos do que os que derivam do gene spotting em larga escala e do albinismo;
- os gatos brancos com um dos pais vermelho ou creme tem menos probabilidades de ser surdo.

As dúvidas sobre isto são muitas e parece que não vão acabar tão cedo.

Genética VII - o Gato Branco/the White Cat

Chamam-lhe o Snowcat, porque não são raras as vezes em que é encontrado na neve. O pêlo branco de um nfo w é derivado à ausência quase total de pigmentação e resulta de três causas genéticas possíveis:

1. Albinismo

O processo é facilmente identificado porque os gatinhos nascem com os olhos cor-de-rosa ou de um azul muito ténue.

2. Spotting branco completo

Os gatinhos que apresentam alguma cor que não branca quando bebés tornam-se brancos completos por acção em larga escala do gene spotting ou seja pela multiplicação do espaço que ocupam as manchas de branco.

3. Branco dominante

Trata-se de um gene (W) dominante sobre todos os outros, ou seja, cobre na totalidade qualquer outra cor que exista por debaixo. É a origem mais comum de gatos brancos.

Um bosque da Noruega é sempre preto na raiz e a sua cor exterior pode mudar sobretudo devido à acção de dois genes: o vermelho e o branco total (W). O branco total é dominante sobre todos (completo), o vermelho sobre apenas o preto (incompleto).

Estes dois genes têm, no entanto, aplicações diferentes. O vermelho torna-se cor principal, o branco torna-se uma capa do que está por baixo. Uma máscara, que dificulta o trabalho dos criadores. Estes apenas conseguem adivinhar a verdadeira cor do progenitor depois de algumas ninhadas.

Nos cruzamentos, um branco que esconde vermelho por baixo funciona como se fosse um gato vermelho no seu aspecto. O mesmo acontece se for preto, azul ou creme, tabby ou sólido. Na prática, um gato branco pai ou mãe só garante uma coisa: há forte probabilidade de gatos brancos na ninhada. Isto porque, devido a ser dominante, basta que o gene seja transmitido ao descendente para que este passe a ser branco também.

Genética VI - o Tabby Castanho/the Brown Tabby

O brown tabby é geneticamente um tabby preto.

O código EMS (Easy Mind System) é igual para ambos: nfo n (preto), ao qual se acrescenta o tipo de tabby: 21 (indefinido), 22 (classic ou blotched), 23 (mackered), 24 (spotted) ou 25 (ticked).

A quantidade de branco faz com que se lhe junte mais dois dígitos: 01 (van), 02 (arlequim), 03 (bicolor) e 09 (indefinido).

O Brynjolf, o nosso primeiro gato, é um brown tabby e o seu código EMS é nfo n 09 22.

Acredita-se que o aclarar do preto para castanho resulte do uso de gatos com vermelho muito intenso em ninhadas anteriores. Por exemplo, o Bryn é filho de um vermelho silver, neto de outro e bisneto de um terceiro.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Babooshka (2,5 semanas/2,5 weeks) :-)




Estava a admirar a Babooshka a mamar, quando percebi que ainda não tinha captado bem na câmara toda a sua expressão. Aqui ficam algumas fotos com duas semanas e meia. Entretanto, a bateria da máquina acabou e as fotos dos outros ficam para amanhã. Ok?

I was just admiring Guyane feeding Babooshka when I realised how difficult has been catching her genuine expression in camera. So, I'll leave you with some photos with her at 2,5 weeks. Meanwhile, the camera's battery has gone so the rest of the kittens' photos must wait until tomorrow. Is that ok with you?

(by Luís)

quinta-feira, setembro 06, 2007

Genética V - Curiosidades

Fontemouro: macho tabby preto blotched

- Pais tabby blotched geram filhos blotched;
- Não pode haver um filho branco sem que um dos pais seja branco;
- Não pode haver um gato silver ou smoke sem que um dos pais seja silver ou smoke;
- Machos tartarugas são geralmente gerados devido a uma deficiência genética;
- Não pode haver um gatinho tabby se os dois pais são sólidos;
- Se os pais não têm branco (se um dos pais tem uma almofadinha das patas cor-de-rosa é provável que possua o gene do branco spotting) não pode haver gatinhos bebés com branco;

Estas questões têm a ver com a dominância dos genes e estão explicadas em pontos anteriores.

(by Luís)

Genética IV - Vermelhos e Tartarugas

Josephine: tartaruga azul tabby blotched com branco

Há casos raros de machos, a maior parte não-fertéis, mas 99 por cento das tartarugas são fêmeas. Isto porque o gene vermelho é transmitido no cromossoma relativo ao sexo e apenas no cromossoma X. Quando o macho gera um descendente do sexo masculino dá-lhe o cromossoma Y.

O gene vermelho tem dois alelos: O (vermelho) e o (não-vermelho). Uma fêmea tartaruga tem a combinação Oo, carregada em dois cromossomas X. Ao gerar um gatinho o macho deixa o campo relativo ao vermelho vazio: Yo (macho não vermelho) ou YO (macho vermelho). Quando surgem machos tartaruga estamos geralmente perante um problema genético.

As tartarugas têm então preto e vermelho, aos quais podem juntar branco. Podem ser, mais uma vez, sólidas ou tabbies. Se lhes tiver sido transmitido a diluição e o gene inibidor podem ser, respectivamente, azuis e cremes, e silver ou smoke.

Para que nasça uma fêmea vermelha é necessário que o pai e a mãe transmitam o vermelho (OO), ou seja, ter mãe tartaruga e pai vermelho ou serem os dois vermelhos.

Todos os vermelhos são tabbies, mesmo que tenham o gene non-agouti (sólido). Isto porque o vermelho, apesar da sua dominância, nunca cobre por completo o preto que todos os bosques têm. Mesmo que o seu código EMS diga que são sólidos é possível ver o padrão tabby na pelagem.

(by Luís)

Genética III - Os Genes da Cor

Angkor Wat: tabby vermelho mackerel

As cores primárias dos bosques da noruega são o preto, o vermelho e o branco. São os três genes principais, sendo que o branco como segunda cor é chamado de spotting (não confundir com o spotted do desenho tabby). O azul e o creme surgem pela acção de um gene de diluição: o azul vem do preto, o creme do vermelho.

Todos os bosques da noruega têm o gene preto, mesmo os vermelhos, cremes ou brancos. O azul, já se disse, é uma diluição do preto. Ou seja, o bosque é sempre preto por baixo, mas pode ser coberto por dois genes dominantes: o vermelho e o branco (este o gene do branco total, que nada tem a ver com o spotting).

O gene vermelho tem dois alelos: ou tem vermelho ou não tem. Se não tiver, como é óbvio, o gato terá outra cor. Se o gene vermelho tiver sido transmitido só não será vermelho ou tartaruga se for acompanhado pelo gene branco total (vamos chamar-lhe assim para evitar confusões), que é dominante sobre todos os outros, enquanto o vermelho é apenas dominante sobre o preto e o azul derivado (tem uma dominância incompleta).

Falta falar de dois genes: o diluído, que já abordámos em cima, e o inibidor. Se um dos genes transmitidos ao gatinho for o de diluição, é provável que a mostre: ou será azul ou creme dependendo dos outros genes. Não é dominante, por isso pode ser transmitido sem que os pais o mostrem à superfície.

O gene inibidor é responsável pelo silver (prata) nos tabbies e smoke (fumado) nos sólidos. É dominante. Ou seja, para que um gatinho seja tabby silver ou sólido smoke é necessário que um dos pais também o seja.

(by Luís)

Genética II - Os Genes do Desenho (Padrão)

Adad: preto sólido (non-agouti)

Os genes mais importantes para os bosques da noruega são os do desenho e da cor, sendo que todas as características de um gatinho são herdadas dos pais: o comprimento do corpo, a cor dos olhos, o tamanho da cauda, a resistência dos ossos, o tipo de pêlo...

No que diz respeito ao desenho há apenas dois genes: o agouti e o tabby.

Agouti - O primeiro que entra em campo é o agouti, que determina se o gatinho tem uma cor sólida ou há desenho (tabby) no corpo. Como o desenho é um alelo dominante sobre o sólido, para que um bebé seja sólido (gatos unicolores ou bicolores) tem de receber de cada um dos pais o gene sólido. Isto não quer dizer que os pais tenham de ser sólidos, apenas que transmitam o gene. Um macho ou uma fêmea podem ter desenho e esconder o sólido, precisamente porque o primeiro alelo é dominante.

Tabby - Depois de determinado se há ou não desenho, é necessário passar para a definição de que tipo de desenho. Aí entra o gene tabby, que tem três alelos: ticked, mackerel e blotched. Diz-se que o ticked tabby não existe na sua forma original nos bosques da noruega, pelo que passamos a contar com o mackerel (riscado, tigrado) e o blotched (manchado). Acredita-se que o mackerel seja dominante sobre o blotched, o que quer dizer que no caso da transmissão de um gene mackerel por um dos pais o gatinho será sempre mackerel. Para que seja blotched é necessário que ambos os pais transmitam e sejam blotched (se tivessem mackerel seria visível, já que é dominante).

Os gatinhos podem ainda ser spotted (com pintas), mas esta deverá ser uma variante do alelo mackerel, com o rompimento das riscas.

(by Luís)

Genética I - Genes e Cromossomas

Guyane (tartaruga preta tabby silver com branco) com os seus quatro bebés

- Cada gato tem menos quatro pares de cromossomas do que uma pessoa: 19;

- Cada par de cromossomas junta um transmitido pela mãe e outro pelo pai, que se encontram quando o espermatozóide fecunda o óvulo;

- Um dos pares de cromossomas determina o sexo. Há duas variantes possíveis, sendo que X+X dá fêmea e X+Y macho;

- Cada cromossoma carrega um determinado gene, estabelecendo-se regras de dominância entre cada um;

- Cada gene pode ter várias variantes, como por exemplo o gene tabby, que pode ser ticked, mackerel ou blotched. A cada uma dessas variantes chama-se alelo.

P.S. A genética é uma ciência fascinante e, não querendo transformar o que aqui escrever em lei e fazer com que todos me achem especialista de algo que só agora comecei a descobrir, vou usar este blog também para revelar algumas curiosidades neste caso sobre os bosques da noruega. É que às vezes escrever também nos ajuda a compreender. Estes textos serão posteriormente publicados no nosso site.

(by Luís)

quarta-feira, setembro 05, 2007

10 mil visitantes únicos!/10 thousand uniques!

Esta terça-feira chegámos aos 10 mil unique users no nosso site, o que, em português, quer dizer que 10 mil pessoas diferentes visitaram-no desde que o criámos, no dia 21 de Fevereiro de 2006. Para nós, é motivo de orgulho termos chegado a tanta gente em tão pouco tempo, uma vez que só agora tivemos as primeiras duas ninhadas. E os nove gatinhos que nasceram da Indra e da Guyane são ainda maior motivo de orgulho, porque já ninguém nos pode acusar de estarmos a usar a palavra «criador» em vão :-).

O nosso site regista ainda mais de 20 mil visitas, o que significa que desses 10 mil uniques muitos voltaram ao nosso site. Nos últimos 12 meses, tivemos mais de 35 mil páginas vistas, demonstrando bem o interesse de todos pelo projecto. Estes números ainda aumentam mais se contabilizarmos este blog: 5760 uniques, 11852 visitas. A todos muito obrigado.

Os nossos objectivos continuam os mesmos de sempre: divulgar o máximo possível a raça, quer com bons bebés quer na apresentação dos nossos gatos, e manter uma atitude crítica sobre o meio, criticando o que está mal e elogiando o que nos parece bem. Mas não se esqueçam, o mais importante anda espalhado pelo nosso site e por este blog. Os nossos gatinhos!

Tuesday we achieved the impressive number of 10 thousand unique users in our website. This means that 10 thousand different persons saw our web since day one: February, 21 of 2006. It's a reason to be proud, just like having nine beautiful babies from Indra and Guyane is also a reason of joy. I guess now anyone cannot accuse us of using the word «breeder» in vain.

Our web had also around 20 thousand visits, which means that some of that 10 thousand uniques have come back. In the last 12 months, we had 35 thousand page views, which reflects I think the interest in our project. We thank you all for this. These numbers can be even bigger if add them this blog statistics: 5760 uniques, 11852 visits.

Our goals are pretty the same they were when we started. We want to spread the word about the breed with good kittens and with a good presentation of our cats. We will keep an constructive attitude about breeding, criticizing what is bad, giving support to what in our opinion it's ok. But at last, and more important, the main reason for our existence is spread around this site and blog: our kittens!

(by Luís)

segunda-feira, setembro 03, 2007

Shadow Eyes Baintha Brakk (1 semana/1 week)

Mais informação no nosso site.
More info in our website.

Shadow Eyes Barbarossa (1 semana/1 week)

Mais informação no nosso site.
More info in our website.

Shadow Eyes Babooshka (1 semana/1 week)

Mais informação no nosso site.
More info in our website.

Shadow Eyes Bridei (1 semana/1 week)

Mais informação no nosso site.
More info in our website.

Vote na nossa sondagem/Submit your vote

Qual é a sua cor preferida num gato ou numa gata? Preta, Azul, Vermelha, Branca? Ou gosta mais de tartarugas? Pode responder a esta questão na nossa sondagem, à direita, por baixo do arquivo do blog. Obrigado.

What is your favourite color in a cat? Black, Blue, Red or White? Or do you prefer the torties? You can answer this question in our poll, at your right, below this blog archive. Thanks.

Ninhada A, 8 semanas/Litter A, 8 weeks

A Ninhada A fez furor no último sábado, portando-se muito bem e recebendo rasgados elogios do nosso veterinário. A Alhambra, a Ash, o Angkor, o Ashanti e o Adad só miaram um pouquinho durante o percurso de ida e de volta, mas sentiram-se perfeitamente à vontade na mesa de trabalho do vet. O Angkor não desperdiçou mais uma boa oportunidade para dormir :-).

Our A Litter has made quite an impact last saturday, taken a lot of compliments of our vet. Alhambra, Ash, Angkor, Ashanti and Adad were only a little bit stressed in the road, but since they get there they felt quite at ease. Angkor didn't gave away another really good opportunity to sleep :-).

(by Luís)

Shadow Eyes Fan Box

Shadow Eyes on Facebook

Shadow Eyes Photo Gallery

Seguidores